Marcadores

domingo, 6 de março de 2016

Emboladores e Violeiros - ( Vinil )


        
    FBSs compartilha, 



 Uma das pedras fundamentais do Forrobodó é o compromisso com a memória. E é pautado nesse ponto que retomamos as postagens, sempre dando prioridade ao que ainda não está disponibilizado na rede.
 Hoje o vinil em questão foi gravado no Estudio Rozenblit, em Recife, no ano de 1975. Idealizado por Ozires Pires o disco  "Rasga o peito e Solta o verso - Emboladores e Violeiros " faz um recorte de algumas duplas que se apresentavam no Mercado São José na capital pernambucana.
 Leva até os ouvintes a embolada, o coco de roda, o martelo, o mourão, a poesia declamada, a destreza dos violeiros e repentistas. Nos dá o prazer de saborear uma pequena parte da história dos cantadores. O lado A possui quatro faixas cantadas por Azulão e curió, dupla de emboladores/repentistas. A enfase fica no pandeiro e no improviso. Já o lado B possui  três faixas de viola com Misael e Santinha, esta com uma voz aguda e alta, marcante, como a força de seus versos e o poder de sua métrica. A quarta faixa do lado B é uma poesia declamada pelo já citado Ozires Diniz.

A força da cultura popular está aí representada :





*Infelizmente a primeira faixa do lado B não está com uma boa qualidade, pois o vinil encontra-se bastante castigado.

Para baixar o arquivo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário